CUSO PARA DIÁCONATO
IGREJA ALIANÇA DE AMOR
“UMA ALIANÇA COM DEUS E VOCÊ”
O DIÁCONO E SUA RESPONSABILIDADE JUNTO A IGREJA
I- MANEIRAS DE CHEGAR AO DIACONATO
1- ASPIRAÇÃO, - I Tm 3:1 ...Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja...
A- Não é pecado desejar
B- É pecado desejar obsessivamente
1- NOMEAÇÃO, (HOMENS) I Tm 4:14 ...Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
A- Por imposição de mãos
B- Significa apenas nomeação
2- ELEIÇÃO ( DIVINA ) I Tm 1:12 ...E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério...
A- Um gesto de misericórdia, v.13 ...alcancei misericórdia...
B- Um gesto soberano
C- Um chamado pessoal ...pondo-me...
3- VOCAÇÃO, Ef 4:1 - ...Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
A- Vocação é uma habilidade, inclinação espiritual.
B- A vocação é santa
4- CAPACITAÇÃO, II Co 3:5,6 - ...Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
A- A preparação divina é a capacitação.
B- A capacitação divina é espiritual.
C- Ela abre caminho para a preparação humana - 2 Tm 2:15
O DIÁCONO na Igreja Local (Bíblica)
Nos originais, em Grego, “DIAKONOS” = servo (!), escravo, servidor, aquele que tem por obrigação servir. (Servo, não dono e senhor. Dirigido, não diretor. Servo de Deus e da igreja. Levador e aliviador das cargas do pastor. Grande ajudador e auxiliador do pastor. Servo!)
Servo é aquele que não tem direitos, não dispõe de sua pessoa, nem bens; tem prazer em servir zelosa e diligentemente; serve, ajuda seu superior na execução de trabalhos.
No sentido amplo e genérico, vemos no Novo Testamento a palavra “diakonos” e suas variantes serem, mais de 100 vezes, aplicadas: a servos domésticos; a Cristo; a todos os salvos (que devem ser servos do Senhor e servos uns dos outros); a todos os pregadores e ensinadores; a todos aqueles que servem na igreja local; a mulheres; a anjos de Deus;. Todo o salvo foi salvo para servir, não para ser servido. Portanto, no sentido amplo e genérico, todo crente deve ser um diácono (servo) de Deus, do pastor, da sua igreja local, e de cada um dos seus irmãos, individualmente.
No sentido estrito e específico, porém, vemos no Novo Testamento a palavra “diakonos” aplicada somente a 1 dos 2 grupos de oficiais da igreja local.
A Bíblia nos mostra que a igreja local tem 2 ofícios especiais, 2 cargos com posição especiais:
a) O OFÍCIO DOS PASTORES
b) O OFÍCIO DOS DIÁCONOS.
Estudemos Atos 6 e 1 Tim 3, os dois principais textos sobre o segundo tipo de oficiais da igreja local, os diáconos:
DEVERES-FIM DOS PASTORES
Atos 6:4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Este é o ministério-fim do pastor!
a) ORAÇÃO: diariamente (em horas reservadas e também em incessante espírito de oração), assim preparando a si próprio e intercedendo pelas ovelhas; e
b) MINISTÉRIO DA PALAVRA: diligentemente estudando e meditando a Palavra a cada dia, para entregá-la tanto diariamente em “consultas” no escritório, visitações às casas e hospitais, em evangelismo pessoal em todas as oportunidades, etc. como nas pregações. Ml.2.7 - ...Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos...
DEVERES-FIM DOS DIÁCONOS
Atos 6:1-4 (Embora o nome “diácono” não apareça, claramente temos a instituição destes primeiros oficiais):
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. (2) E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: “Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas (3) Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante [!] negócio. (4) Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”
DEVERES
1. DESEMBARAÇAR OS PASTORES da execução das tarefas materiais da igreja local (mesmo as tarefas tão importantes que os pastores já as faziam e pareciam só serem confiáveis a eles), para que só então estes pastores possam se concentrar na oração e no estudo da palavra.
2. PROMOVER A PAZ e união no seio da igreja. Os diáconos devem lutar contra murmurações, rebeliões e partidarismos (panelinhas), (ao invés de tolerá-los e até criá-los e encabeçá-los!). ...Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz...Ef 4:3
3. PROMOVER O BEM-ESTAR DOS CRENTES. Os diáconos devem subdividir entre si o cuidado pelos membros da igreja. O rol de membros pode ser dividido e atribuído aos diáconos por critérios tais como proximidade física etária, etc.
4. EVANGELISMO PESSOAL. 6:8 E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (10) E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. 8:4-6,40 Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. (5) E, descendo Felipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. (6) E as multidões unanimamente prestavam atenção ao que Felipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; ...(40) E [depois de ganhar o eunuco etíope para Cristo] Felipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho [em] todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Notemos que todos os deveres-fim do diácono são auxílios ao pastor, estão dentro da esfera da liderança pastoral, das funções pastorais!
O PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS DIÁCONOS
Atos 6:3,5-6 (3) Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.(5) E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram ... (6) E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
O processo de eleição dos diáconos:
a. Quem pode ser “candidato” a diácono? Devem ser observados todos os irmãos da igreja local, para encontrar os que satisfazem todos os requisitos apresentados na Bíblia.
b. Quais as palavras chave que devem reinar na indicação e eleição? Espírito de oração, humildade, responsabilidade, união fraternal, e dependência total e somente do Espírito Santo (sem politicagem, reuniões de grupinhos, campanhas de aliciamento e convencimento).
c. Quantos diáconos devemos ter? 1Tim 3 não especifica q quantidade e Atos 6 foi só um exemplo para uma situação específica. Geralmente a média das igrejas, é de um diácono para cada 10 a 15 pessoas. Mas se esta conta apontar que precisamos de 4 diáconos, e só tivermos 2 com as condições bíblicas, fiquemos só com estes 2. Se tivermos 5 pessoas com plenas condições, nada impede tê-los todos como diáconos. Deixemos o Espírito guiar nossas igrejas.
d. Por quanto tempo o diácono permanece ativo no ofício de diácono na sua igreja local?
Em algumas igrejas, por toda a vida, a não ser que a igreja, em assembléia, julgue que ele perdeu as condições necessárias. Isto parece ser a prática encontrada no N.T. Mas apresenta alguns problemas na prática das nossas igrejas, que preferem mais não reelegerem um diácono desinteressado pela obra do Senhor.
Em outras igrejas, por 1 ou 2 anos, podendo ser reeleitos. Algumas igrejas [com muitos homens qualificados] adotam “pausa” de 1 ano após cada máximo de 4 anos, visando dar oportunidades a outros irmãos.
e. Qual o significado e importância da imposição de mãos na primeira posse de um diácono? Impor as mãos não confere poder, apenas os reconhece. Este reconhecimento deve ser público, solene e festivo, com a imposição de mãos significando plena aceitação pela igreja do fato que estes crentes satisfazem todas as condições bíblicas, já foram escolhidos por Deus.
OS 6 PRÈ-RREQUISITOS PARA OS DIÁCONOS
1. IRMÃOS - Realmente salvos. At 6:3 Escolhei, pois, irmãos.
2. ENTRE VÓS - Membros em perfeita comunhão, da igreja local , entre vós.
3. DE BOA REPUTAÇÃO - De boa reputação e bons relatórios por todos. (dentro e fora da igreja); de boa reputação; provados e aprovados; dignos de todo crédito.
4. CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E DE SABEDORIA - Transbordantes do Espírito Santo e de sabedoria (prática e espiritual). Como para pastores, nenhuma importância foi dada a diplomas, posição social, posição econômico-financeira!!! Procuremos caráter e não diploma, chamado e não desejo, dedicação total e não profissionalismo.
5. DA MESMA SORTE OS DIÁCONOS SEJAM HONESTOS - 1Tim 3:8-13 Impressionantemente reverenciáveis quanto aos propósitos e conduta (dentro e fora da igreja).
6. NÃO DE LÍNGUA DOBRE - Não de duas conversas, que diz uma coisa a uma pessoa/auditório, e outra coisa a outra pessoa/auditório [de outra posição-interesse]; de duas conversas; de língua dobre.
A ALTA RECOMPENSA ASSEGURADA AO DIÁCONO
1Tim 3:13 - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. Que recompensa!
ALGUNS DOS OUTROS DEVERES DO DIÁCONO
Não faltar nem atrasar-se para as reuniões públicas ou do corpo diaconal.
Visitar os membros da igreja que ficaram sob sua responsabilidade, particularmente os que caírem em doença (mas, nestas visitas, não lancem sutilmente o povo contra o pastor “Ah, o pastor ainda não veio lhe visitar? Puxa, que injustiça...”, antes protejam-no “Ele está muito ocupado com ..., certamente NÂO soube que o irmão está tão doente, tenho certeza que, quando o irmão avisar-lhe por telefone, ele vai ficar orando pelo irmão e vai marcar uma visita, talvez aqui mesmo
Discipular, instruir e treinar os novos convertidos. (Importantíssimo!).
Preparar e examinar os candidatos ao batismo e à membresia da igreja.
Auxiliar o pastor e ajudar os candidatos, na ordenança do batismo.
Auxiliar o pastor a servir a ceia do Senhor.
Não faltar nem atrasar-se para nenhum dos cultos da igreja.
Calorosamente recepcionar os visitantes e ajudá-los.
Interessar-se pelos, móveis, utensílios, edificações e outros patrimônios da igreja.
Orar e interessar-se profundamente pelo púlpito (a pregação, os pregadores e professores) da igreja.
Assumir ativamente vários outros cargos da igreja, para os quais tenha o chamamento: ser professor de escola dominical, líder de grupo de evangelização, líder de intercessão, do grupo de homens, ou de mulheres, do departamento de missões, das variadas comissões, etc.



Comentários