estudos

A volta de Jesus

Muitas são as promessas registradas na Bíblia, mas com toda segurança, a mais lembrada e esperada pelos cristãos do mundo inteiro é a seguinte: (João 14:1-3).

Será possível conhecer a data deste evento? O próprio Jesus responde: (Mateus 24:36 ; 43,44)

É por esta razão que não devemos nos deter em especulações quanto às datas, que Deus não revelou. Jesus nos disse que vigiemos, mas sem fixar uma data definida.

Contudo é claro que nenhum ser humano sabe o momento exato da vinda de cristo, Deus o sabe e não permitira que este acontecimento chegasse sem aviso para aqueles que o estejam esperando:

Vamos analisar essas passagens.

(MT 24:34) Essa revelação é sobre a Nação de Israel, que foi constituída nação em 1948

(salmos 90:10) Tempo de uma geração

Essa teoria é defendida por alguns estudiosos da Bíblia, e é explicada da seguinte forma.

A soma de 1948 + 80 anos = 2028

1948 – quando Israel foi constituída Nação

80 – Idade máxima de uma geração, salmo 90.10.

2028 – Não passará essa Geração

Timóteo fala de como será o comportamento das pessoas nos últimos dias. (2 Timóteo 3 :1-9)

Lucas fala da manifestação da natureza (LUCAS 21: 25-29)

Paulo nos adverte para que naquele dia nós não estejamos em trevas. (1 Tessalonicenses 5:2-4)

 

O que fazer para não permanece em trevas?

Segundo o ensinado pelo Senhor Jesus Cristo, estar atento à palavra dos profetas é o que nos permitirá conhecer quão perto se encontra o dia de seu segundo advento: (2 Pedro 1:19).

Os discípulos preocupados com este mesmo assunto consultaram a Jesus, que lhe revelou,esta conversa está registrada na Bíblia para nosso conhecimento.

Em Mateus 24 :3-8 fala dos princípios das dores

Já em Mateus 24 :9-14 fala dos eventos do fim.

A passagem de Apocalipse menciona os mesmos elementos de Mateus 24 com uma semelhança impressionante e uma ampliação dos acontecimentos. Comparemos em detalhes as duas passagens:

Mateus 24:9 diz: "então os entregarão à tribulação, os matarão, e sereis odiados por todos por causa do meu nome".

Apocalipse 14: 12,13 diz: Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Mateus 24:13 diz que "o que perseverar até o fim será salvo". Apocalipse 14:12, falando do povo de Deus diz: " Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Mateus 24:14 falando da pregação da última mensagem de misericórdia, diz: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo". Apocalipse 14:6 diz: "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.".

Mateus 24:14 diz que imediatamente depois de pregar-se o Evangelho a todas as nações "virá o fim". Apocalipse 14: 15-16 apresenta esta mesma verdade ao dizer " E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.";

O Senhor Jesus ensinou em Mateus 13:39 que "a ceifa é o fim do mundo".

Artigos relacionados