A palavra do Senhor afirma que temos um espírito imortal, e nos da também a confortável esperança que haverá um juízo justo para todos. Salvação para os que se arrependeram das más obras, os que se converteram e foram lavados e remidos no Sangue do Cordeiro de Deus, mas também haverá castigo eterno para todos que viram as costas e rejeitam o chamado de Cristo. A Bíblia assegura que cada um será julgado segundo as suas obras.
No Evangelho de João 5.28/29, Jesus disse: Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a minha voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da morte.
O Senhor nos assegura que o espírito imortal, tem apenas dois lugares onde passará a eternidade; a saber, O CÉU, a vida eterna com o senhor Jesus Cristo, ou O INFERNO, o fogo eterno com o diabo e seus anjos malignos.
O RICO E LÁZARO -Lucas 16.19-31
Nesta passagem, o Senhor Jesus descreve uma visão exata sobre o destino das almas, os que morrem na impiedade, sem o arrependimento, e os que morrem em Cristo, lavando suas vestes no Sangue do Cordeiro. Vamos estudar o texto e ver o que podemos aprender sobre a eternidade.
v.19 – O que levou o homem rico para o inferno
PORQUE ELE ERA RICO ? Abraão, Davi, Salomão, Barnabé eram fiéis a Deus e ricos, não consta que devido a serem ricos, estaria em risco sua salvação. POR VESTIR-SE DE LINHO FINISSIMOS ? Vestir bem, e com pudor e decentemente (bonito), não impede salvação, na parábola do filho pródigo, o pai mandou buscar o melhor vestido. (LUCAS 25: 22) POR VIVER REGALADAMENTE ?.def. REGALAR = Recrear, alegrar, viver bem. (VIVER TRANQUILO) regaladamente, em folga, se tem posses para viver em férias e sem fazer nada, ninguém peca por isto. iTm2.2b
CONCLUSÃO - O que levou o homem rico para o inferno foi indiferença quanto a necessidade de se preparar para a eternidade.
v.20/21 – O que levou o mendigo paro o “seio de Abraão” (Paraiso).
PORQUE ELE ERA MENDIGO -Sl 37:25 “Fui moço , e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. PORQUE JAZIA CHEIO DE CHAGAS – A Bíblia diz que Jesus já levou sobre si todas as nossa enfermidades e que Deus tão tem prazer no sofrimento do justo. Is 53.4 – Sl 34.19
CONCLUSÃO – Certamente o que levou o mendigo ao Paraíso foi uma vida piedosa e sua esperança e confiança de salvação em Deus, e não nas suas obras.
v.23/25 – Há lembrança das coisas passadas pelos que morrem?
A palavra “lembra-te” no versículos 25 afirma o ensinamento da consciência após a morte.
v.26 - Há possibilidade de mudança de “destino” após a morte?
O versículo revela que o nosso destino é decidido nesta vida, não existe purgatório. 1Pe 4.6 – Jo 3.18
v.27/31 - É possível um morto tornar a terra?
O texto deixa claro que não. É importante também lembrar que a Bíblia também não apóia a idéia de reencarnação. Hb 9.27
CONSIDERAÇÃO FINAL - Uma coisa é ter consciência do passado. Outra é ter conhecimento do presente, no caso do homem rico ele “lembrava” da família, porém não os via. Também os salvos têm memória do passado, mas o passado não lhes proporciona qualquer, remorso, amargura ou lágrimas. Que possamos ter a mesma ousadia do Apóstolo Paulo em dizer: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. Fl 1.21 – “Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor” – 2Co 5.8



