Estudo nº 453 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR
TEMA: SUPERANDO AS ADVERSIDADES
Texto Base: 2 Crônicas 32:1-8
Quebra-gelo: Em sua opinião, por que passamos por adversidades?
Introdução: Todas as pessoas, inclusive os cristãos, passam por tempos de lutas e momentos de adversidade. Infelizmente, muitos cristãos sinceros não têm sabido como agir quando chega o tempo da guerra. O resultado disso tem sido uma vida marcada por derrotas. O texto lido nos mostra que, mesmo após tudo o que o rei Ezequias fez com tanta fidelidade, ele se viu diante da assustadora perspectiva de uma invasão assíria. A luta seria intensa, mas Ezequias tomou as atitudes corretas — e Deus lhe deu uma grande vitória. Nesta noite, vamos aprender com o rei Ezequias, três atitudes que devemos tomar quando passamos por adversidades.
03 ATITUDES PARA SUPERAR AS ADVERSIDADES
1ª Atitude – Faça tudo o que puder para administrar a situação - 2 Crônicas 32:2-5
Quando Ezequias soube que o rei da Assíria vinha contra ele com um grande exército, ele não ficou prostrado, chorando ou murmurando contra Deus, alegando ser um homem fiel. Pelo contrário, ele “se empenhou” em fazer tudo o que estava ao seu alcance para vencer a guerra: consertou os muros quebrados, construiu novos muros e preparou armas e escudos. Quando você estiver enfrentando uma adversidade, não se entregue ao desânimo. Levante-se e faça a sua parte, assim como fez Ezequias. Pergunta: Com suas palavras, comente algo que é de nossa responsabilidade fazer quando passamos por adversidades.
2ª Atitude – confie o resultado a Deus - 2 Crônicas 32:7-8
Depois de fazer tudo o que estava ao seu alcance, Ezequias não se angustiou nem ficou dominado pela preocupação. Em vez disso, ele animou o povo a confiar no Senhor. Muitas vezes, nós, como cristãos, queremos fazer a nossa parte e a de Deus. Entregamos a situação a Ele, mas continuamos ansiosos e preocupados. Que possamos aprender com Ezequias a fazer a nossa parte e crer que o Senhor sempre está conosco para nos ajudar e guerrear por nós. Pergunta: Leia Filipenses 4:6-7 e peça ao grupo que comente o texto.
3ª Atitude – Permaneça em Jerusalém - 2 Crônicas 32:10 - Salmos 27:4-5
Depois de se preparar para a guerra e confiar o resultado a Deus, Ezequias permaneceu firme em Jerusalém. Na tipologia bíblica, Jerusalém representa a Igreja. Muitos cristãos são derrotados porque abandonam Jerusalém — a Igreja — quando enfrentam lutas. Precisamos aprender com Ezequias a importância de permanecermos firmes na casa de Deus, especialmente em tempos difíceis. Pergunta: Com suas palavras, fale sobre a importância da Igreja na vida do cristão.
Conclusão: Deus envergonhou todos os inimigos que se levantaram contra Ezequias (2 Crônicas 32:21) e lhe concedeu um grande livramento (2 Crônicas 32:22). O mesmo Deus que agiu na vida de Ezequias é o nosso Deus hoje. Se você está enfrentando uma grande guerra, tome as mesmas atitudes que ele tomou — e, com certeza, Deus também te dará uma grande vitória!
Comments fornecido por CComment