Estudo nº 443 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR
TEMA: INVERSÃO DE VALORES - Texto: Mateus 13:44
Quebra-gelo: Em sua opinião o que é inverter os valores espirituais?
Introdução: No texto lido, Jesus contou uma parábola comparando o Reino de Deus a um tesouro escondido que um homem encontrou. Ele vendeu tudo o que possuía para comprar o campo onde aquele tesouro estava escondido. A parábola nos fala sobre o valor que devemos dar ao encontrarmos o Tesouro chamado Jesus: devemos abrir mão de tudo para não perder esse Tesouro. Infelizmente, muitos cristãos, em vez de renunciar a tudo o que têm por amor a Jesus, desejam apenas tudo o que Jesus pode oferecer a eles. Assim, invertem-se os valores. Nesta noite, aprenderemos juntos três atitudes que levam à inversão de valores.
03 ATITUDES QUE LEVA A INVERSÃO DE VALORES
1ª Atitude: A falta de renúncia – Lucas 14:33 – Marcos 10:29-30
Como já foi dito na introdução deste estudo, somos ensinados desde cedo sobre tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz por nós, mas negligenciamos o fato de que tais conquistas são consequência de uma vida de renúncia por amor a Cristo. No texto lido, Jesus afirmou que os que receberiam cem vezes mais são aqueles que, primeiramente, "deixaram", que renunciaram tudo por amor a Ele. Pergunta: Você já teve a experiência de renunciar a algo que amava por amor a Jesus?
2ª Atitude: VONTADE PRÓPRIA – Provérbios 16:25
A vontade própria, isto é, a inclinação de vivermos para satisfazer os nossos próprios desejos, também nos leva a inverter os valores. O texto de Provérbios ensina que há um caminho que parece correto ao homem, mas o seu fim conduz à morte. Isso acontece quando vivemos segundo os nossos próprios desejos carnais. Em Romanos 8:8, somos ensinados que "os que vivem inclinados aos desejos da carne não podem agradar a Deus". PERGUNTA: Leia Gálatas 5:16-21 e peça para o grupo compartilhar uma lição que aprende com este texto.
3ª Atitude: INTERESSE PRÓPRIO – Lucas 15:11-14
O interesse próprio também é algo que nos leva a inverter os valores. O filho pródigo, da parábola contada por Jesus, não se importou com o amor e os sentimentos de seu pai; ele apenas exigiu o que considerava ser seu direito e interesse. Muitas vezes, nós nos comportamos como esse filho pródigo, quando exigimos algo de Deus visando apenas ao nosso próprio interesse. Não nos importamos com a vontade de Deus ou com o nosso próximo; pensamos apenas em nós mesmos. Pergunta: Em sua opinião, como podemos conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas?
CONCLUSÃO: Cremos piamente que Jesus morreu para nos dar a vida eterna e também que o sacrifício de Jesus nos trouxe muitas outras bênçãos, como libertação, cura, prosperidade, entre outras. No entanto, jamais devemos inverter os valores espirituais, buscando a Deus apenas por aquilo que Ele nos dá. Nossa busca por Deus deve ser, prioritariamente, por amor a Ele, por quem Ele é, e não apenas pelo que Ele faz. Não é errado pedir bênçãos a Deus — o próprio Jesus nos ensinou a pedir —, mas devemos vigiar o nosso coração para nunca invertermos os valores!
Comments fornecido por CComment