Estudos para Células

Conheça nossas sugestões de estudos para células.

estudos-celulas

  Pc, Selecione o texto, clique c/ mouse direito, escolha imprimir para gerar PDF

Nossa missão é te levar até Jesus!!!

Estamos trabalhando para manter nossos estudos sempre atualizado

Downloads 34 lições  ---> clique aqui

PROSPERIDADE A LUZ DA BÍBLIA

Estudo nº 446 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: PROSPERIDADE A LUZ DA BÍBLIATexto Base: Daniel 6:28

Quebra-gelo: Na sua opinião, o que é prosperidade à luz da Bíblia?

Introdução: Prosperidade é um tema que desperta o interesse de muitas pessoas, inclusive entre os cristãos. No entanto, é fundamental compreender o verdadeiro significado da prosperidade à luz da Bíblia. Diferentemente da visão puramente materialista do mundo, a prosperidade bíblica vai muito além de riquezas e bens. Ela representa uma vida abençoada por Deus em todas as áreas: espiritual, emocional, familiar, relacional, profissional e, sim, também financeira — mas sempre como consequência da fidelidade, da obediência e da comunhão com Deus. Não há nada de errado em pedir prosperidade a Deus, pois, no Salmo 35:27, está escrito que o Senhor ama a prosperidade dos seus servos. Entretanto, infelizmente, alguns cristãos vivem tão obcecados por prosperidade que acabam negociando seus valores cristãos, colocando os bens acima do propósito de Deus. No texto lido como base, está escrito: “Foi assim que Daniel prosperou.” Nesta noite, vamos aprender com Daniel três segredos para prosperar à luz da Palavra de Deus.

03 SEGREDOS PARA PROSPERAR A LUZ DA BÍBLIA

1º Segredo: INTEGRIDADE (Honestidade) - Daniel 6:3-4 – 2 Coríntios 8:21

Daniel prosperou por causa da sua integridade. Daniel não apenas era inteligente ou bem posicionado — ele era íntegro. Mesmo longe de sua terra, sob pressão cultural e religiosa, ele manteve seus valores e permaneceu fiel a Deus. Hoje, muitos acreditam que a prosperidade vem apenas por esforço, influência ou oportunidades. Mas, diante de Deus, a prosperidade verdadeira começa com um coração honesto, firme e obediente. Daniel não procurou atalhos, não negociou princípios, nem se rendeu ao sistema — e foi exatamente isso que o fez prosperar. PERGUNTA: Qual é a sua opinião sobre a integridade dos cristãos em nossos dias?

2º Segredo: FIDELIDADE A DEUS NAS ADVERSIDADES DA VIDA - Daniel 6:7-11

Daniel prosperou porque permaneceu fiel a Deus, mesmo nas adversidades. A Bíblia relata que, ao saber do decreto assinado — cujo objetivo era prejudicá-lo e afastá-lo da sua fé —, Daniel não se intimidou: ele foi orar. Continuou buscando a Deus com o mesmo fervor, demonstrando fidelidade, coragem e perseverança. No cristianismo deste mundo pós-moderno, infelizmente, muitos abandonam a fé diante das dificuldades. Ao enfrentarem lutas, deixam a igreja, se afastam de Deus e desanimam na caminhada. Mas Daniel não desistiu. Ele perseverou em sua comunhão com Deus, mesmo sabendo dos riscos. Sua fidelidade não era circunstancial — era firme, inabalável, constante. Foi assim que Daniel prosperou: continuando fiel a Deus nas adversidades. PERGUNTA: Em sua opinião, qual é o segredo para mantermos nossa fidelidade a Deus em meio às tribulações?

3º Segredo: PERSEVERANÇA EM CONFIAR EM DEUS - Daniel 6:23

Foi assim que Daniel prosperou: confiando em Deus, mesmo diante de uma situação desesperadora. Em nenhum momento a Bíblia apresenta Daniel aflito, oprimido ou angustiado. Ele enfrentou a cova dos leões com paz no coração, porque sabia em quem havia depositado sua confiança. A Palavra de Deus, em Isaías 26:3, declara: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti.” A paz é um presente de Deus para aqueles que perseveram em confiar n’Ele, mesmo em tempos difíceis. Daniel não apenas confiou, ele perseverou em confiar, e é isso que o fez prosperar. PERGUNTA: Você já teve a experiência de vencer uma terrível tribulação perseverando e confiando em Deus?

CONCLUSÃO: Foi assim que Daniel prosperou (Daniel 6:28) — e é assim que nós também prosperaremos. Em Hebreus 10:35 está escrito: “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” Que possamos declarar com fé, como o salmista: “Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.” (Salmos 56:11) Este é o caminho da prosperidade à luz da Bíblia: Integridade, fidelidade nas adversidades e perseverança em confiar em Deus.

DEIXA DEUS CUIDAR DE TUDO

Estudo nº 445 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: DEIXA DEUS CUIDAR DE TUDO - Texto Salmo 27:14 – 1 Pedro 5:7

Quebra-gelo: Você consegue descansar e esperar em Deus com facilidade?

Introdução: O desenvolvimento dos meios de comunicação foi uma bênção para as pessoas. Muitas famílias que têm entes queridos em cidades distantes, hoje conseguem manter um contato próximo graças a isso. Por outro lado, a tecnologia — que é, sim, uma bênção — também aumentou os níveis de estresse e ansiedade do ser humano, pois estamos nos acostumando a querer tudo na hora. Em razão desse imediatismo, temos tido dificuldade para descansar e esperar em Deus. Mesmo desejando, muitos não têm conseguido permitir que Deus cuide de suas vidas. Na verdade, deixar Deus realmente no controle de nossa vida é um processo de aprendizado que vem por meio da Palavra e de suas orientações. O salmista Davi também precisou aprender a confiar sua vida a Deus e, no Salmo 27:14, deixou-nos três dicas para aqueles que desejam viver sob o cuidado divino.

TRÊS DICAS PARA AQUELE QUE DESEJA VIVER SOB O CUIDADO DE DEUS

1ª Dica - Aprender a esperar em Deus. - Salmo 27:14a ...espera no Senhor... Salmos 46:10

Deus tem um tempo perfeito para cada um de nós, e, quando aprendemos a falar com Ele, recebemos paz e fortalecimento. A ansiedade e a correria do dia a dia não nos ajudam a antecipar as bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Deus não se apressa por causa da nossa ansiedade ou preocupação; Ele tem o tempo exato e perfeito para operar em nós. Se agirmos movidos pela ansiedade, acabaremos nos precipitando e nos envolvendo em problemas. Por isso, é essencial aprender a esperar pelo tempo perfeito de Deus. Pergunta: Em sua opinião, qual é o segredo para vencer a ansiedade e aprender a esperar em Deus?

2ª Dica – Nunca perca o ânimo. Salmo 27:14b RA ... tem bom ânimo... João 16:33 – Josué 1:9

Quando as coisas não caminham do jeito que esperamos, somos inclinados a desanimar. No entanto, lembre-se de que Deus nunca é pego de surpresa. As circunstâncias podem não estar acontecendo como desejamos, mas, se estivermos andando na presença de Deus e esperando n’Ele, tudo sempre acontecerá conforme a vontade d'Ele. A Bíblia nos ensina que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). O ânimo é o agente motivador do nosso ser; ele impulsiona nossas ações e nos ajuda a superar desafios. É por meio do ânimo que encontramos forças para prosseguir, mesmo diante das dificuldades. Pergunta: Em sua opinião, qual é a receita para se manter animado em meio às adversidades?

3ª Dica – Procure sempre se fortalecer em Deus. Salmo 27:14c RC ...Ele fortalecerá o teu coração... Efésio 6:10 –

Fortalecer-se no Senhor é reconhecer que nossa força humana tem limites, mas a d’Ele é inesgotável. Quando buscamos a presença de Deus por meio da oração, da Palavra e da fé, somos renovados interiormente. É no Senhor que encontramos coragem para enfrentar os dias difíceis, sabedoria para tomar decisões e paz para descansar, mesmo em meio às tempestades. Por isso, é essencial buscarmos constantemente a presença d'Ele em oração. PERGUNTA: O que você tem feito, no seu dia a dia, para se fortalecer em Deus e permanecer firme diante das dificuldades?

Conclusão: Se você deseja verdadeiramente deixar Deus cuidar da sua vida, aprender a esperar n’Ele com ânimo e ser fortalecido durante esse processo, abra o seu coração em oração. Peça ao Senhor que derrame sobre você graça e sabedoria, para que, dia após dia, você possa viver esses princípios com fé, confiança e perseverança. Deus honra os que confiam n’Ele — e o tempo d’Ele é sempre perfeito.

CUIDADO COM A FRIEZA ESPIRITUAL

Estudo nº 444 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: CUIDADO COM A FRIEZA ESPIRITUAL - Texto Base: Apocalipse 3:14-22

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é frieza espiritual?

Introdução: Na época dos apóstolos, Laodiceia era uma cidade muito próspera. Paulo fez referência a ela quando escreveu a carta aos Colossenses: "Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, pelos que estão em Laodiceia e por quantos não viram a minha pessoa, para que os seus corações sejam animados" (Cl 2:1-2a). No sentido profético, essa última carta que o Senhor dirigiu à Igreja de Laodiceia é especialmente voltada à Igreja dos tempos finais. A Palavra de Deus nos adverte sobre os sinais da vinda de Cristo e revela que, nos últimos dias, por causa do aumento do pecado, o amor de muitos esfriaria (Mateus 24:12). Espiritualmente, Laodiceia representa as igrejas de hoje: uma igreja que se afastou do Senhor, que não é nem fria nem quente. Nesta noite, vamos aprender juntos três causas da frieza espiritual:

TRÊS CAUSAS DA FRIEZA ESPIRITUAL

1) A frieza espiritual é causada pela excessiva preocupação com as coisas matérias. - Lucas 21.34 - Mateus 13.22

A Igreja de Jesus encontra-se, hoje, em uma situação decisiva, pois vivemos nos tempos finais — o tempo da justiça própria, do materialismo, do bem-estar e do egoísmo. Todas essas coisas conduzem a Igreja à frieza espiritual. Esse era o problema da Igreja de Laodiceia. Aqueles crentes diziam: “Somos ricos e de nada temos falta”, mas, na verdade, eram pobres e miseráveis espiritualmente. Pergunta: Em sua opinião, o que leva um cristão a se esfriar na fé?

2) A frieza espiritual é causada pelo menosprezo da necessidade de comunhão com Deus. - Isaías 43.21-25 – Mateus 15:8

Na igreja de Laodiceia, a frieza espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual. Aquela igreja havia negligenciado a comunhão com Cristo. Estavam tão abastados materialmente que já não sentiam mais necessidade de oração e do estudo da Bíblia. Tinham dinheiro, eram ricos e prósperos; no entanto, Jesus se encontrava do lado de fora de suas vidas e de seus projetos. Da mesma forma estava o povo de Deus na Antiga Aliança, conforme o texto lido do profeta Isaías: já não tinham prazer na comunhão com o Senhor. Infelizmente, essa também é a realidade de muitos cristãos nos dias de hoje. Pergunta: Em sua opinião, como é possível desfrutar de uma vida próspera sem perder o fervor espiritual?

3) A frieza espiritual é causada pela indiferença a respeito da vida eterna – Marcos 8:36

A igreja de Laodiceia estava tão presa às coisas terrenas que já não se preocupava com a vida eterna. Infelizmente, muitos na igreja moderna vivem essa mesma realidade. Quantos dos chamados cristãos já não se importam mais com a vida espiritual, muito menos com a eternidade! O envolvimento excessivo com o mundo material e a falta de comunhão com Deus acabam deixando Jesus do lado de fora de suas vidas e interesses. Pergunta: Releia o texto de Apocalipse 3:14-18 e peça aos irmãos que deixem seu comentário final sobre a passagem.

CONCLUSÃO: Há muitos cristãos, em nossos dias, que se acostumaram a viver em um ativismo desenfreado dentro da igreja, perdendo, assim, a comunhão com Deus e ficando apenas com a religiosidade. Que, nesta noite, possamos refletir sobre nossa vida espiritual e não permitir que os cuidados desta vida, a falta de comunhão com Deus e a indiferença em relação à vida eterna venham nos afastar do Amado de nossa alma!

INVERSÃO DE VALORES

Estudo nº 443 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: INVERSÃO DE VALORES - Texto: Mateus 13:44

Quebra-gelo: Em sua opinião o que é inverter os valores espirituais?

Introdução: No texto lido, Jesus contou uma parábola comparando o Reino de Deus a um tesouro escondido que um homem encontrou. Ele vendeu tudo o que possuía para comprar o campo onde aquele tesouro estava escondido. A parábola nos fala sobre o valor que devemos dar ao encontrarmos o Tesouro chamado Jesus: devemos abrir mão de tudo para não perder esse Tesouro. Infelizmente, muitos cristãos, em vez de renunciar a tudo o que têm por amor a Jesus, desejam apenas tudo o que Jesus pode oferecer a eles. Assim, invertem-se os valores. Nesta noite, aprenderemos juntos três atitudes que levam à inversão de valores.

03 ATITUDES QUE LEVA A INVERSÃO DE VALORES

1ª Atitude: A falta de renúncia – Lucas 14:33 – Marcos 10:29-30

Como já foi dito na introdução deste estudo, somos ensinados desde cedo sobre tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz por nós, mas negligenciamos o fato de que tais conquistas são consequência de uma vida de renúncia por amor a Cristo. No texto lido, Jesus afirmou que os que receberiam cem vezes mais são aqueles que, primeiramente, "deixaram", que renunciaram tudo por amor a Ele. Pergunta: Você já teve a experiência de renunciar a algo que amava por amor a Jesus?

2ª Atitude: VONTADE PRÓPRIAProvérbios 16:25

A vontade própria, isto é, a inclinação de vivermos para satisfazer os nossos próprios desejos, também nos leva a inverter os valores. O texto de Provérbios ensina que há um caminho que parece correto ao homem, mas o seu fim conduz à morte. Isso acontece quando vivemos segundo os nossos próprios desejos carnais. Em Romanos 8:8, somos ensinados que "os que vivem inclinados aos desejos da carne não podem agradar a Deus". PERGUNTA: Leia Gálatas 5:16-21 e peça para o grupo compartilhar uma lição que aprende com este texto.

3ª Atitude: INTERESSE PRÓPRIO Lucas 15:11-14

O interesse próprio também é algo que nos leva a inverter os valores. O filho pródigo, da parábola contada por Jesus, não se importou com o amor e os sentimentos de seu pai; ele apenas exigiu o que considerava ser seu direito e interesse. Muitas vezes, nós nos comportamos como esse filho pródigo, quando exigimos algo de Deus visando apenas ao nosso próprio interesse. Não nos importamos com a vontade de Deus ou com o nosso próximo; pensamos apenas em nós mesmos. Pergunta: Em sua opinião, como podemos conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas?

CONCLUSÃO: Cremos piamente que Jesus morreu para nos dar a vida eterna e também que o sacrifício de Jesus nos trouxe muitas outras bênçãos, como libertação, cura, prosperidade, entre outras. No entanto, jamais devemos inverter os valores espirituais, buscando a Deus apenas por aquilo que Ele nos dá. Nossa busca por Deus deve ser, prioritariamente, por amor a Ele, por quem Ele é, e não apenas pelo que Ele faz. Não é errado pedir bênçãos a Deus — o próprio Jesus nos ensinou a pedir —, mas devemos vigiar o nosso coração para nunca invertermos os valores!

JAMAIS DESISTA

Estudo nº 442 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: JAMAIS DESISTA - Texto: Marcos 5:25-34

Quebra-gelo: Na sua opinião, qual é o segredo para nunca desistirmos dos nossos sonhos e projetos?

Introdução: Um dos principais objetivos do diabo é fazer o cristão parar de lutar. Ele não deseja que o cristão alcance seus alvos, sonhos e projetos. Por isso, utiliza ferramentas como o desânimo, o cansaço, as frustrações, as decepções, as perdas e outras semelhantes para tentar paralisá-lo. A Bíblia nos ensina que jamais devemos deixar de lutar ou desistir dos sonhos de Deus para nossa vida. A Palavra de Deus nos assegura que, em Cristo, somos sempre mais que vencedores (Rm 8:37; 2Co 2:14). O texto lido como base fala de uma mulher que, durante doze anos, lutou contra uma enfermidade em seu corpo, sem nunca desistir. Nesta noite, vamos aprender com ela como jamais devemos desistir do nosso milagre.

03 VIRTUDES IMPORTANTES PARA NÃO DESISTIRMOS DO NOSSO MILAGRE.

1ª Virtude - PERSEVERANÇAv.25 ....havia doze anos que tinha uma hemorragia... Tiago 1:4 (Obs. Depende a tradução, está escrito paciência)

Juntamente com a fé e a esperança, a perseverança é indispensável para que jamais deixemos de lutar. Perseverar é persistir com firmeza, é manter-se constante, mesmo diante das dificuldades. Trata-se da qualidade de quem não desiste com facilidade, mesmo quando tudo parece estar contra. Vemos essa virtude claramente na vida da mulher mencionada no texto bíblico. Após doze longos anos enfrentando uma enfermidade, ela poderia ter desistido. Porém, sua fé, aliada à perseverança, a manteve firme em busca da cura. E foi essa determinação que a levou a um encontro transformador com Jesus. PERGUNTA: Você já recebeu uma grande bênção depois de perseverar em meio à luta? – Compartilhe com o grupo.

2ª VirtudeDISPOSIÇÃO e CORAGEMv.26 ...gastou tudo o que tinha.... Mateus 11:12

Mesmo vendo sua condição piorar a cada dia, aquela mulher não deixou de lutar. Ela se esforçava continuamente em busca da cura. Havia gasto todos os seus recursos com médicos, sem obter resultado algum. Contudo, mesmo diante do fracasso dos tratamentos e da escassez de recursos, ela não desistiu. Pelo contrário: empregou esforço e demonstrou coragem ao enfrentar a multidão e aproximar-se de Jesus, desafiando as normas sociais e religiosas da época. Disposição e coragem para enfrentar as lutas são virtudes indispensáveis para alcançarmos grandes conquistas em Deus. A fé dessa mulher foi acompanhada por atitudes práticas e ousadas. Ela não esperou as circunstâncias mudarem — ela mudou a sua atitude diante das circunstâncias. PERGUNTA: Leia Provérbios 24:10 e pergunte ao grupo: O que este versículo fala ao seu coração?

3ª Virtude - DETERMINAÇÃOv.27 ...ouvindo falar de Jesus, veio por trás Dele, entre a multidão.... Hebreus 10:39

O ato de permanecer firme em um objetivo é uma das definições da palavra determinação. Essa também é uma virtude evidente na vida da mulher que buscava a cura. Ela estava determinada a receber o seu milagre, superando a multidão e vencendo sua debilidade física. Nada a impediu de alcançar aquilo que tanto desejava. Existe uma frase marcante que jamais devemos esquecer: “Quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja.” A determinação é o que nos impulsiona a continuar, mesmo quando as circunstâncias parecem contrárias. É a força interior que nos move rumo ao propósito, apesar dos obstáculos. PERGUNTA: Qual a sua definição para uma pessoa determinada?

Conclusão: Deus nos permite passar por lutas porque nos ama e deseja que sejamos transformados e aperfeiçoados a cada dia. As adversidades, muitas vezes, são ferramentas divinas para moldar nosso caráter e fortalecer a nossa fé. Por isso, não aceite que nada — nem ninguém — impeça você de viver os sonhos e os planos que Deus tem para a sua vida. Lute sempre, persevere com fé e coragem, e jamais desista!

TRÊS MOTIVOS PARA COMEMORAR A PÁSCOA

Estudo nº 441 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: TRÊS MOTIVOS PARA COMEMORAR A PÁSCOATexto Base: Êxodo 12:1-14 – 1 Coríntios 5:7

Quebra-gelo: Se você pudesse definir a Páscoa em uma única palavra, qual seria?

Introdução: Muitas festas bíblicas são comemoradas no Brasil sem que as pessoas conheçam, de fato, o seu significado. A Festa da Páscoa não é diferente: muitos não sabem o que ela representa, e outros apenas reconhecem que se refere à ressurreição de Jesus. No entanto, o sentido da Páscoa é muito mais profundo. A palavra "Páscoa" vem do termo hebraico Pessach, que significa "passagem" ou "passar por cima". No seu sentido histórico, a Páscoa é uma festa que os judeus celebravam como recordação da libertação do Egito. Já o sentido profético da Páscoa apontava para Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Em 1 Coríntios 5:7, lemos que "Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado." Quando cremos e recebemos Jesus como nossa Páscoa, passamos a desfrutar de muitas bênçãos. Nesta noite, vamos aprender juntos três motivos para comemorarmos a Páscoa.

03 MOTIVOS PARA COMEMORARMOS A PÁSCOA

1º Motivo - Renascimento e Esperança – 2 Coríntios 5:17

A Páscoa simboliza a renovação da vida. É tempo de recomeçar, deixar para trás o que nos pesa e acreditar em novos começos. Assim como a natureza floresce na primavera, a Páscoa nos lembra que é sempre possível renascer, por dentro e por fora, quando realmente temos um encontro verdadeiro com Cristo e vivenciamos a experiência que a Bíblia chama de novo nascimento. Nesse sentido, celebrar a Páscoa é celebrar a graça de viver uma nova vida com Jesus. Pergunta: Em sua opinião, qual é a maior evidência de que alguém realmente teve um encontro com Jesus?

2º Motivo - Vitória da Vida sobre a Morte – Colossenses 1:13-14 – Efésios 2:1-5

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e trouxe a promessa de vida eterna. É a confirmação do amor incondicional de Deus e da esperança que nunca morre. Nesse sentido, comemorar a Páscoa também é relembrar que estávamos mortos em nossos pecados, mas Deus nos ressuscitou em Cristo Jesus, vivificando o nosso espírito e plantando em nosso coração a esperança da vida eterna. Pergunta: Qual é a maior bênção que você acredita que iremos desfrutar na eternidade?

3º Motivo - Celebrar o Amor, União e Perdão – 2 Coríntios 5:14-15 – Colossenses 3:13-14

A Páscoa é uma oportunidade para estar perto de quem amamos, compartilhar o que temos e lembrar o valor da solidariedade. É também um convite à reflexão e ao perdão, renovando laços e corações. Isso porque a Páscoa nos remete às mensagens de amor, união e perdão que Jesus proclamou na cruz do Calvário, amando a humanidade e reconciliando o homem com Deus. Não só na Páscoa, mas em todos os dias, devemos praticar o amor e o perdão com o nosso próximo, manifestando, assim, Cristo em nossas vidas. Essa é a melhor maneira de expressar nossa gratidão a Cristo por Ele ter morrido por nós e se tornado a nossa Páscoa. Pergunta: Em sua opinião, como cristãos, o que mais precisamos buscar em Deus nesta Páscoa?

CONCLUSÃO: Lemos em 1 Coríntios 5:7: "...Lançai fora o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado." Na Bíblia, o fermento é símbolo do pecado. Precisamos renunciar a todo pecado em nossas vidas e receber, com alegria, a santa e bendita pessoa de Jesus. O sangue de Jesus precisa estar não apenas nas vergas das portas de nossas casas, mas, principalmente, em nosso coração. Somente Jesus, a nossa Páscoa, perdoa e apaga o nosso passado, transforma o nosso presente e garante o nosso futuro. É somente na presença d’Ele que podemos, de fato, celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa.

ESCOLHA VIVER EM PAZ

Estudo nº 440– IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: ESCOLHA VIVER EM PAZ - Texto: Mateus 11:28-30

Quebra Gelo: Em sua opinião, o que é viver em paz?

INTRODUÇÃO: Escolher viver em paz é uma decisão consciente de priorizar o equilíbrio, o respeito e a harmonia nas relações e no dia a dia. É abrir mão de conflitos desnecessários, cultivar o autocontrole e buscar, em Deus, soluções que promovam o bem-estar coletivo e pessoal. Viver em paz não significa ausência de problemas, mas, sim, a escolha de enfrentá-los com serenidade e sabedoria. No texto lido, Jesus falava a um grupo de pessoas que Ele chama de "cansados e sobrecarregados" ou, como costumamos dizer nos dias de hoje, "estressados". É comum, em nossos tempos, ouvirmos as pessoas reclamarem que estão cansadas e sobrecarregadas, vivendo uma rotina em que a vida, para muitos, tem se tornado um fardo muito pesado. Nesta noite, vamos aprender juntos:

03 CAUSAS QUE TRAZ O CANSAÇO E O ESTRESSE

1ª Causa - PREOCUPAÇÃO - Lucas 12:22-31

A preocupação, quando constante e excessiva, tem o poder de roubar a nossa paz interior. Ela nos prende a cenários futuros que, muitas vezes, nem se concretizam, gerando ansiedade, medo e insegurança. Ao focarmos no que pode dar errado, deixamos de viver o presente com plenitude e serenidade. Jesus nos ensina, neste texto, que não devemos andar preocupados com as coisas desta vida, mas, sim, confiar em Deus. As preocupações nos deixam cansados e sobrecarregados por, pelo menos, três motivos: 1º A preocupação é inútil: não muda em nada o problema. 2º A preocupação é irracional: quanto mais nos preocupamos, mais o problema cresce. 3º A preocupação é doentia: quando nos preocupamos, adoecemos. PERGUNTA: Comente sobre uma FERRRAMENTA que podemos usar para vencer as preocupações da vida.

2ª Causa - AGITAÇÃO E CORRERIA - Isaías 57:20,21 – Salmo 23:1-2

A agitação e a correria do dia a dia têm se tornado marcas do nosso tempo, mas, aos poucos, vão nos afastando da paz interior. Vivemos ocupados demais, cheios de compromissos, metas e pressões, como se parar fosse um luxo ou uma perda de tempo. No entanto, essa constante movimentação nos esgota, rouba nossa atenção ao que realmente importa e nos impede de ouvir a voz de Deus. Neste texto, o profeta nos ensina que as pessoas que ainda estão longe de Deus são como um mar agitado: não conseguem sossegar, vivem numa correria constante, e suas águas — ou seja, suas vidas — produzem lama e lodo. Elas não conseguem ter paz, e essa, certamente, não é a vontade de Deus para nós. PERGUNTA: Em sua opinião, como viver uma vida calma e tranquila nos dias de hoje.

3ª Causa – CONSUMISMO - Lucas 12:15 - Mateus 6:19-21

Todos os dias somos influenciados por diversos tipos de mídia a comprar aquilo de que não precisamos e a gastar o que, muitas vezes, não temos — apenas para nos exibir diante dos outros ou satisfazer um desejo momentâneo e egoísta. Muitos cristãos têm caído nessa armadilha, sobrecarregando suas vidas para sustentar esse estilo consumista. A Bíblia nos ensina, em Romanos 12:16b: "Não ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes." Essa orientação nos ajuda a viver com paz e contentamento, longe da pressão de aparentar aquilo que não somos ou de buscar satisfação em coisas passageiras. Pergunta: Em sua opinião como vencer o consumismo e ser feliz com o que temos.

CONCLUSÃO: Viver em paz é uma questão de escolha, uma decisão intencional. Mesmo em meio aos desafios, pressões e ruídos do mundo, podemos escolher não nos deixar dominar pela ansiedade, pela correria ou pelo consumismo. A paz verdadeira não depende das circunstâncias externas, mas da postura do nosso coração diante delas. Quando escolhemos confiar em Deus, cultivar a gratidão e valorizar o que realmente importa, damos um passo firme em direção a uma vida mais leve, equilibrada e cheia de propósito.

COMO SER UM CRISTÃO INABALÁVEL

Estudo nº 439 - IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: COMO SER UM CRISTÃO INABALÁVEL – Texto Bíblico: 2 Coríntios 11:24-33

Quebra-Gelo: O que abala você? O que tira você do sério? O que faz você desistir de algo?

INTRODUÇÃO: A vida do apóstolo Paulo é uma prova de que é possível enfrentarmos as maiores dificuldades e conflitos deste mundo e, ainda assim, permanecermos firmes, INABALÁVEIS, na presença de Deus. Aprendemos com o apóstolo Paulo que é possível ajudar as pessoas, orientá-las, libertá-las de suas prisões e formar discípulos, mesmo passando por perseguições, lutas, dificuldades, desafios, decepções, ingratidão e incompreensão, e, ainda assim, permanecer INABALÁVEL, firme na fé até o fim. Nesta noite, vamos aprender, por meio da Palavra de Deus, algumas lições sobre como ser um cristão inabalável.

03 LIÇÕES PARA SER UM CRISTÃO INABALÁVEL.

Iª Lição - Nossa Mente Precisa Ser Blindada, protegida - 2 Coríntios 10:5 (NVI) – Provérbios 23:7 (RA ou RC)

Existe um ditado que diz: “Mente vazia é oficina do diabo.” Na verdade, a mente é um campo de batalha, um lugar de investidas do inimigo. Não adianta ter as emoções curadas se a mente estiver desprotegida. Um pensamento errado, um entendimento equivocado, pode derrubar qualquer pessoa. Por isso, a mente precisa ser protegida dos ataques do maligno. O ataque contra a mente é chamado de sofisma, que nada mais é do que um pensamento errado sobre algo, um engano, uma mentira. Exemplos de sofismas: — "Eu acho que aquela pessoa não gosta de mim." — "Sinto-me traído." — "Acho que todo mundo sabe do meu erro." — "Acho que vou ser mandado embora, pois o chefe está estranho." — "Acho que estou doente." Esses pensamentos distorcidos podem aprisionar a mente e afastar a verdade. Por isso, é essencial proteger a mente. Pergunta: Em sua opinião como proteger a nossa mente dos ataques do inimigo?

2ª Lição - Nosso Coração Deve Ser Blindado, protegido - Provérbios 4:23 – Marcos 7:21-23

Guardar o coração significa empenhar-se e aplicar-se com zelo e cuidado para não permitir que nada de mal entre nele. A Palavra de Deus nos ensina que "é do coração que procedem as fontes da vida". Jesus também ensinou que é do interior do coração do homem que surgem todo tipo de pecado. O coração é o centro de nossas decisões, desejos e intenções. Se não o guardarmos, corremos o risco de sermos influenciados por mágoas, ressentimentos, decepções e enganos. Um coração contaminado pode gerar atitudes precipitadas, falta de fé e afastamento de Deus. Por isso, é essencial protegê-lo, buscando sempre a renovação por meio da Palavra e da presença do Senhor. Pergunta: Com suas palavras, como limpar um coração que já está contaminado pelo pecado?

3ª Lição – Temos que estar firmado em Cristo Jesus Mateus 7:24-27

Sem dúvida, o motivo pelo qual muitos cristãos se abalam facilmente é a falta de comprometimento com o Senhor Jesus. É importante lembrarmos que o simples fato de alguém participar de uma igreja não o torna um verdadeiro cristão. Precisamos estar arraigados e firmados em Jesus, que é a nossa Rocha. O texto bíblico que lemos nos ensina que a chuva, os rios e os ventos vêm sobre todos, mas a casa daquele que está edificada sobre a Rocha jamais será abalada. Pergunta: Em sua opinião, qual o segredo para manter nossa vida firmada sobre a Rocha Jesus?

Conclusão: Ser um cristão inabalável significa permanecer firme na fé, independentemente das circunstâncias. Para isso, é essencial estar firmado em Jesus, proteger o coração e renovar a mente com a Palavra de Deus. Que o Senhor nos levante como homens, mulheres e discípulos inabaláveis, para que possamos cumprir o "Ide" de Jesus em nossa geração.

CAMINHANDO COM DEUS PELO CAMINHO DA DOR

Estudo nº 438 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: CAMINHANDO COM DEUS PELO CAMINHO DA DOR - Texto: Salmos 56:8-9

Quebra-gelo: Você já perseverou em caminhar com Deus em meio a dor e, no fim, conquistou uma grande vitória?

Introdução: No texto que lemos como base, Davi expressa sua profunda confiança no cuidado de Deus em meio ao sofrimento. O salmista escreve essas palavras em um momento de angústia e dor, cercado por inimigos e perseguido. Ele reconhece que Deus não apenas vê suas aflições, mas também as registra – suas lágrimas são guardadas no "odre" de Deus, um símbolo do valor que Deus dá às dores de Seus filhos. Essa passagem transmite consolo e segurança, lembrando-nos de que nenhuma dor passa despercebida diante de Deus e de que Ele se importa com cada detalhe da nossa jornada. Nossas lágrimas, dores, solidão, desprezos, injustiças e todo o nosso sofrimento estão bem diante do nosso Deus. Nesta noite, aprenderemos com dois personagens bíblicos que viveram tempos difíceis, passaram pelo caminho da dor, mas, por meio do cuidado divino, receberam a vitória.

1) A história de José – Genesis 37:19-22

Ao lermos sobre a reunião dos irmãos de José planejando matá-lo, logo podemos compará-la às reuniões que os demônios fazem no inferno para destruir os filhos de Deus. No texto lido, Rúben, na tentativa de livrar José da morte, elaborou um plano para jogá-lo em uma cisterna vazia no deserto, aumentando ainda mais sua dor e sofrimento. Muitas vezes, o diabo tenta fazer o mesmo com os filhos de Deus: lança enfermidades no corpo, contendas na família, depressão na alma, e muitos acabam aceitando e se sujeitando a isso como um estado permanente. Outros, por sua vez, desistem dos sonhos e retrocedem. Precisamos aprender e crer que o deserto não é um lugar de morada, mas sim de passagem. Além disso, o deserto também é um ambiente onde Deus manifesta todo o Seu cuidado por nós, preparando-nos para a Terra Prometida. No entanto, é essencial seguir em frente e não desistir, pois Deus não se agrada da alma que retrocede (Hb 10:38).

PERGUNTA 1: Em sua opinião, qual o segredo para não desanimarmos e desistirmos no meio das lutas?

PERGUNTA 2: Com suas palavras, comente o que você mais admira na história de José?

2) A história de Jó – Jó 1:8 – Jó 42:10

Quando olhamos para a história de Jó, vemos um homem que, mesmo sendo reto e íntegro, sofreu intensamente. Muitas vezes, ao passarmos por provações e tribulações, questionamos a Deus: "Pai, tenho procurado ser fiel e fazer as coisas certas, por que tanto sofrimento?" A história de Jó nos ajuda a entender que Deus não tem prazer em nosso sofrimento. Quando Ele permite que o diabo toque nossas vidas, é para que Seu nome seja glorificado através de nós e para nos preparar para grandes bênçãos. Além disso, vemos que o propósito das provações em nossas vidas é nos levar a ter experiências mais profundas com Deus. Em Jó 42:5, encontramos uma linda declaração do próprio Jó: "Antes, eu só Te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos Te veem."

PERGUNTA 1: Em sua opinião, porque os justos (filhos de Deus) também sofrem?

PERGUNTA 2: Com suas palavras, comente o que você mais admira na história de Jó?

CONCLUSÃO: O caminho da dor nos conduz à vitória. Além dos dois personagens que mencionamos, temos o exemplo do nosso próprio Senhor Jesus, que, mesmo sendo Filho, aprendeu a obediência por meio do que sofreu (Hb 5:8). Se, nesta noite, você está vivendo um tempo de dor e sofrimento, permaneça firme e não retroceda. Deus continua dirigindo os seus passos e recolhendo suas lágrimas. Com certeza, Ele tem uma grande vitória esperando por você!

ORANDO E RECEBENDO RESPOSTAS

Estudo nº 437 - IGREJA ALIANÇA DE AMOR

TEMA: “ORANDO E RECEBENDO RESPOSTAS” Texto: LUCAS 18:1-8

Quebra-Gelo: Em sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?

INTRODUÇÃO: A parábola é uma forma poderosa de ensino, utilizando comparações e histórias curtas para transmitir verdades morais e espirituais. Na parábola que tomamos como base, Jesus nos apresenta dois personagens contrastantes: um juiz injusto, que não temia a Deus nem respeitava as pessoas, e uma viúva persistente, que clamava por justiça. O propósito dessa parábola está claramente expresso no primeiro versículo: “o dever de orar sempre e nunca desanimar.” Nesta noite, vamos refletir mais profundamente sobre essa história e descobrir juntos três segredos essenciais para recebermos resposta em nossas orações.

TRÊS SEGREDOS PARA RECEBERMOS RESPOSTA DE ORAÇÃO.

1º Segredo: SER DETERMINADO v.3 ...faze-me justiça contra o meu adversário.... Jó 22:28 (Ler versão RC)

Ser determinado é sinônimo de ser decidido e resolvido. Na parábola, aprendemos que, embora a personagem fosse uma viúva — pertencente a uma das classes mais vulneráveis da época —, ela estava determinada a alcançar seu objetivo e se entregou completamente ao propósito de ter sua causa julgada. Sem dúvida, a determinação é o primeiro segredo para recebermos respostas às nossas orações, pois Deus nos garante que, se formos perseverantes, Sua luz brilhará em nossos caminhos. PERGUNTA: O que significa ser determinado para você em sua vida espiritual e pessoal?

2º Segredo: SER PERSISTENTEv.4-5 ...como esta viúva me incomoda... Mateus 7:7-11

Persistência é a qualidade daquele que nunca desiste. Muitas vezes, começamos a orar por uma determinada causa e, quando a resposta não vem rapidamente, acabamos desistindo. Nesta parábola, Jesus nos ensinou o valor da persistência na oração. Ele nos mostrou que devemos orar sempre, sem jamais desanimar. A insistência da viúva foi um dos fatores que levaram sua petição a ser atendida pelo juiz iníquo. Da mesma forma, o próprio Jesus afirmou: “Quem pede, recebe; quem busca, encontra; e a quem bate, a porta será aberta.”. PERGUNTA: Em que situações você já foi testado em sua persistência e como superou esses desafios?

3º Segredo: SER PACIENTE - v.7 ...ainda que os faça esperar.... Salmos 40:1

Deus não tem compromisso com a nossa pressa. Ele sabe o momento exato de responder às nossas orações. O tempo de espera é o tempo em que Deus olha para nós e diz: "Vamos ver se ele realmente deseja isso! Vamos ver se está disposto a pagar o preço!" A verdade é que o Deus de Davi sempre será o mesmo. Ele sempre ouvirá o clamor de Seus escolhidos, ainda que os faça esperar. PERGUNTA: Quais são os maiores desafios que você enfrenta quando precisa ser paciente? PERGUNTA 2: Qual é a diferença entre ser paciente e ser passivo ou indiferente?

CONCLUSÃO: Deus sempre fará justiça aos Seus escolhidos. O Pai Celeste também honra aqueles que são determinados, perseverantes e pacientes. No entanto, sem oração, nenhuma dessas virtudes é válida. Lembre-se de que o propósito da parábola é ensinar o dever de orar sempre, sem jamais desanimar. Muita oração, muita fé. Muita oração, muitas respostas e muitos milagres!